LEI MARIA DA PENHA
A Lei 11.340/06, conhecid a com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenage m à Maria da Penha Maia Fernande s, que por vinte anos lutou para ver seu agressor preso.
Maria da Penha é biofarma cêutica cearense, e foi casada com o professo r universi tário Marco Antonio Herredia Viveros. Em 1983 ela sofreu a primeira tentativ a de assassin ato, quando levou um tiro nas costas enquanto dormia. Viveros foi encontra do na cozinha, grtitand o por socorro, alegando que tinham sido atacados por assaltan tes. Desta primeira tentativ a, Maria da Penha saiu paraplég ica A segunda tentativ a de homicídi o acontece u meses depois, quando Viveros empurrou Maria da Penha da cadeira de rodas e tentou eletrocu ta-la no chuveiro.
Apesar da investig ação ter começado em junho do mesmo ano, a denúncia só foi apresent ada ao Ministér io Público Estadual em setembro do ano seguinte e o primeiro julgamen to só acontece u 8 anos após os crimes. Em 1991, os advogado s de Viveros consegui ram anular o julgamen to. Já em 1996, Viveros foi julgado culpado e condenad o há dez anos de reclusão mas consegui u recorrer.
Mesmo após 15 anos de luta e pressões internac ionais, a justiça brasilei ra ainda não havia dado decisão ao caso, nem justific ativa para a demora. Com a ajuda de ONGs, Maria da Penha consegui u enviar o caso para a Comissão Interame ricana de Direitos Humanos (OEA), que, pela primeira vez, acatou uma denúncia de violênci a doméstic a. Viveiro só foi preso em 2002, para cumprir apenas dois anos de prisão.
O processo da OEA também condenou o Brasil por negligên cia e omissão em relação à violênci a doméstic a. Uma das punições foi a recomend ações para que fosse criada uma legislaç ão adequada a esse tipo de violênci a. E esta foi a sementin ha para a criação da lei. Um conjunto de entidade s então reuniu-s e para definir um anti-pro jeto de lei definind o formas de violênci a doméstic a e familiar contra as mulheres e estabele cendo mecanism os para prevenir e reduzir este tipo de violênci a, como também prestar assistên cia às vítimas.
Em setembro de 2006 a lei 11.340/06 finalmen te entra em vigor, fazendo com que a violênci a contra a mulher deixe de ser tratada com um crime de menos potencia l ofensivo. A lei também acaba com as penas pagas em cestas básicas ou multas, além de englobar, além da violênci a física e sexual, também a violênci a psicológ ica, a violênci a patrimon ial e o assédio moral.
Ligue 180 e denuncie
Maria da Penha é biofarma
Apesar da investig
Mesmo após 15 anos de luta e pressões internac
O processo da OEA também condenou o Brasil por negligên
Em setembro de 2006 a lei 11.340/06 finalmen
Ligue 180 e denuncie
Amiga, que saudades dos nossos papos!
ResponderExcluirEspero de coração que você viva intensamente estes momentos preciosos que a vida está te oferecendo...
Saudades...