JOHN LENNON ESTARIA FAZENDO 70 ANOS - 09/10/2010

 
 
Considerada o berço da Beatlemania, a pequena Liverpool lembra seu ídolo maior: John Lennon, que se vivo fosse, estaria completando hoje 70 anos de idade.

Amanhã (09/10), um dia depois do 30º aniversário de sua morte, o músico britânico será lembrado com vários espetáculos, leituras e apresentações no Cavern Club, além de uma exibição da Royal Philharmonic Orchestra, da própria Liverpool.

Seu filho, Julian, e a primeira mulher, Cynthia, devem inaugurar um monumento à paz.

Em Nova York, cidade em que viveu por 10 anos e onde foi assassinado, a data de seu aniversário será lembrada City Winery, com covers de várias das suas músicas, e no dia 12 de novembro, um grande concerto será realizado com a presença de Patti Smith e Cyndi Lauper.

Ainda em comemoração à data, a editora EMI lançou uma série de onze álbuns com seus discos solo remasterizados.

John Lennon ganhou notoriedade mundial como fundador do grupo de rock britânico The Beatles, e junto com James Paul McCartney formou o que viria a ser uma das mais famosas duplas de compositores de todos os tempos, a dupla Lennon/McCartney.

Lennon foi casado com Cynthia Powell, com quem teve um filho, Julian. Em 1966, conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono, e com ela produziu, em 1968, um álbum experimental, Unfinished Music No.1: Two Virgins, que causou enorme controvérsia por apresentar o casal nu, de frente e de costas, na capa e contracapa. Foi a partir daí que John e Yoko iniciariam uma parceria artística e amorosa, o que levou Cynthia Powell a pedir o divórcio no mesmo ano, alegando adultério. Em 1969, o casal se casou numa cerimônia privada no rochedo de Gibraltar. Usaram a repercussão de seu casamento para divulgar um evento pela paz, chamado de "Bed in", ou "John e Yoko na cama pela paz", como um resultado prático de sua lua-de-mel, realizada no Hotel Hilton, em Amsterdã.

No final do mesmo ano, Lennon comunicou ao seus parceiros de banda que estava deixando os Beatles. Ainda no mesmo período, ele devolveu sua medalha de Membro do Império Britânico à Rainha Elizabeth, como uma forma de protesto contra o apoio da Grã-Bretanha à guerra do Vietnã e o envolvimento da Inglaterra no conflito de Biafra.

Em 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou oficialmente o fim dos Beatles. Antes disso, John Lennon havia lançado outros dois álbuns experimentais, Life with lions e Wedding Album. Também lançara o compacto Cold Turkey e o disco ao vivo Live Peace in Toronto, creditados à banda Plastic Ono Band, com a participação de Eric Clapton. No final do ano, sai o primeiro disco solo de Lennon, após o fim dos Beatles: John Lennon/Plastic Ono Band, que contou com a participação de Ringo Starr, Yoko Ono e Klaus Voormann.

Durante a década de 1970, John e Yoko envolveram-se em vários eventos políticos, de promoção à paz mundial, pelos direitos das mulheres e trabalhadores e pelo fim da Guerra do Vietnã. O envolvimento com líderes da extrema-esquerda estadunidense, como Jerry Rubin, Abbie Hoffman e John Sinclair, além do apoio formal ao Partido dos Panteras Negras, deu início a uma perseguição ilegal do governo Nixon ao casal. A pedido do Governo, a Imigração abriu um processo para a extradição de John Lennon. O processo durou cerca de 3 anos, período em que John ficou separado de Yoko Ono por 18 meses, entre 1973 e 1975.

Após reconciliar-se com Yoko, vencer o processo de imigração e conseguir o Green Card, Lennon decidiu afastar-se da música para dedicar-se à criação de seu filho Sean Taro Ono Lennon, nascido no mesmo dia de seu aniversário, em 1975. O casal voltou aos estúdios em 1980 para gravar um novo álbum, Double Fantasy, lançado em novembro. Era como se tudo estivesse recomeçando. Porém, no dia 8 de dezembro do mesmo ano, John Lennon foi assassinado em Nova York, por Mark David Chapman, quando retornava do estúdio de gravação junto com a mulher.

Por isso resolvi lembrá-lo hoje aqui no Dando Pitacos. E como sempre faço, além de alguns dados sobre sua biografia, junto a esta homenagem o vídeo de um de seus maiores sucessos.
 
 Texto do Blog:
http://apatotadopitaco.blogspot.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ É O MEU AMOR

VOCÊ CONHECE UMA MÃE QUE PERDEU UM FILHO?

Alma em transformação é o símbolo da Borboleta