Seguidores

domingo, 11 de abril de 2010

PRECONCEITO RELIGIOSO



Recebi vários textos, via email, com comentário indignados à respeito do episódio envolvendo alguns jogadores do Santos Futebol Clube por ocasião da Páscoa. A Páscoa que deveria servir para uma renovação espiritual, para alguns foi um retrocesso lamentável e vergonhoso na evolução como Ser Humano.

Não fiquei indignada, mas, muito, muito triste. É inacreditável constatar que em pleno século do desenvolvimento e da informação ainda exista o “preconceito religioso” no meio de nossa sociedade. E não estou falando somente do Brasil, o preconceito existe em qualquer lugar de nosso planeta. Todo tipo de preconceito é inaceitável, mas, o religioso, a meu ver, é o mais grave de todos.

Este é um espaço ecumênico e não levanto a bandeira de NENHUMA religião em particular. Sou Cristã fervorosa e convicta. Creio em Nosso Senhor Jesus Cristo e, acho que Ele não veio até nós para morrer na cruz somente por alguns e não por outros. Ele NUNCA falou em religiões, mas sim de Amor de Fé e de Caridade. Somos TODOS filhos de um mesmo Deus!

As religiões foram instituídas pelos HOMENS e não por Deus. Não condeno as Instituições religiosas, muito pelo contrário, acho que elas devem existir para exercerem a função de “mediadoras” do mundo material com o mundo espiritual. Também exercem a função de “freiar” certos vícios nocivos entre a humanidade. Porém, NENHUMA delas carrega o cetro da VERDADE ABSOLUTA! Este bastão pertence somente a Deus e não aos homens. Portanto é inadmissível que nos dias atuais, membros de algumas religiões se acham “donas absolutas da verdade”, olhando com desprezo para outros tipos de crenças que não as suas.

Vou reproduzir na íntegra o texto que me foi enviado para que vocês meditem sobre o tema, por favor, comentem. Gostaria de saber a opinião de todos vocês que me visitam.




"Aconteceu um incidente grave em São Paulo, que contraria tudo aquilo que se fala sobre o lado bom e generoso do povo brasileiro.


O incidente abaixo foi, primeiramente, noticiado pelo jornal Folha de SP ontem e depois pelos demais em todo o país.

O Lar Mensageiros da Luz é um abrigo de crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, com deficiência, especificamente paralisia cerebral. Atualmente atendem 38 pessoas da Baixada Santista, SP

E de onde vêm esses deficientes?


São deficientes em risco pessoal e social encaminhados pelo Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Poder Executivo Municipal ou espontaneamente.

O INACREDITÁVEL

Como tudo começou? Foi programada na Semana Santa uma visita de jogadores do Santos F.C. ao Lar Mensageiros da Luz, que dá assistência à paralisia cerebral. Seriam entregues ovos de Páscoa. Quando o ônibus parou á porta da instituição, alguns jogadores como Neymar, Robinho, Fábio Costa, Durval, Léo, Marquinhos e Brum se recusaram a descer. Ganso chegou com seu próprio carro e, antes de entrar no local, foi chamado pelos colegas que estavam no ônibus (eles gritaram e bateram nas janelas). Ganso entrou no ônibus e não saiu mais.

A razão? Souberam que a instituição tinha sido fundada por espíritas.

O presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro foi até o ônibus e conversou com os atletas. "Falei para os jogadores que o Santos tem que provar que não é apenas um time de futebol"

O técnico Dorival Júnior, visivelmente constrangido, disse que deixara claro que era uma atividade paralela às atividades do clube e que não era obrigatória a presença de todos. “Era pra ser algo fraterno, buscando uma troca com aquelas crianças que têm muito mais para nos ensinar do que temos para lhes oferecer” - disse o técnico santista.

Dentro da instituição, os jogadores que participaram da doação dos 600 ovos, entre eles Felipe, Edu Dracena, Arouca, Pará e Wesley, conversaram e brincaram com as crianças.

Em entrevista à TV Bandeirantes, Robinho e Neymar disseram que sua religião (evangélica) precisa ser respeitada. Por isso não desceram do ônibus para visitar os deficientes que os esperavam.

“Só ficamos sabendo quando chegamos ao local que se tratava de um ambiente espírita” – disse Robinho

Evangélico, Neymar disse o seguinte: “Fiquei sabendo dos rituais religiosos (sic) realizados no local somente quando cheguei lá. Tomei essa atitude, pois tinha receio de não me sentir bem".

E DEPOIS?

Essa notícia me foi trazida pelo meu filho e companheiro de jornada, Átila Nunes Neto, que como eu, estava chocado

Meu filho é um homem de 36 anos e foi criado num lar espiritualista, mas sempre alertado para que jamais sua fé passasse por cima dos princípios básicos da fraternidade.

Chico Xavier dizia que se Allan Kardec tivesse dito que “Fora do Espiritismo não há salvação”, ele não teria seguido os passos da Doutrina Espírita.

Mas, Kardec disse que “Fora da caridade não há salvação”. E a gente aprende que na caridade não há excessos e que deve ser a felicidade dos que dão e dos que recebem.

O preconceito no caso de alguns jogadores do Santos superou a caridade. É uma pena. Eles teriam invadido de alegria os corações daquelas crianças com paralisia cerebral.

Mas, o preconceito é uma opinião não submetida à razão.

Pior mesmo, é quando o preconceito religioso surge de quem pensa com os pés".

ÁTILA NUNES

Texto enviado por Estela Galdino via email.

Fiquem na Paz de Deus!

Esse texto é de autoria da minha amiga Marcia Grega do Blog http://brasigrega.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Somente mentes tacanhas como desses jogadores, que mal sabem se expressar, e quando o fazem em determinadas situações, como pudemos já presenciar tantas vezes nos meios de comunicação, são capazes de tais atitudes. Que pena que eles não entraram pois perderam a oportunidade de aprender algo para suas vidas tão medíocres, que tem como base, não o cérebro mas os pés. Quando não puderem mais usar os pés para ganhar a vida cairão de joelho. Essa é a posição que merecem.

    ResponderExcluir
  2. Pobres de espirito a palavara de Deus nos ensinar a amar uns aos outros sem se importar com a religiao, a cor , tevemos amar como cristo nos amou na cruz o senhor nos ensinou .. em joao 17 o jesus cristo faz uma oracao para pedir por nos e no vesiculo 11 ele pede unidade que sejamos um .. um so corpo em cristo.. Fico triste em saber que evangelicos como eu tem uma mente tao pequena , mais jogares de futebol nao pode esperar muito deles tem mente pequena....

    ResponderExcluir

Coletânea de poemas de vários autores - Trabalho Primoroso da Poetisa Luna de Primo