Dia 17 de dezembro dia de São Lázaro

Dia de 17 de Dezembro é o dia de celebração a São Lázaro, um dos mais importantes personagens da história da passagem de Cristo pela Terra.


Segundo as escrituras de nossos irmãos católicos, Lázaro (variação do nome Eliazar) era amigo de Jesus, e havia ficado muito doente. O Mestre foi comunicado da enfermidade do amigo. Porém, ao chegar em sua Casa deparou-se com a triste notícia de que Lázaro já havia desencarnado.
Porém, Jesus vira-se para as irmãs de Lázaro e diz: "Eu sou a ressurreição e a vida. os que acreditam em mim não morrerão para sempre". E ordena: "Lázaro! Em nome do Pai! Saia!"
E Lázaro, desencarnado há quatro dias, retorna à vida terrena, ressucitado milagrosamente, segundo as escrituras, e visto por toda a multidão que contemplou o fato.
Na Umbanda, a imagem de São Lázaro está ligada a um dos mais controversos Orixás: Omulu.


Na verdade Omulu é a fase mais velha do orixá Xapanã (a fase jovem é Obaluaê, sincretizado com São Roque, cuja data de comemoração é dia 16 de Agosto).
Infelizmente a força de Omulu é mal interpretada por muitos adeptos da umbanda. E há ainda alguns dirigentes de Umbanda que utilizam dessa falha de informação para transformá-lo em objeto de medo e de manipulação dos filhos de fé. Muitos dizem erroneamente que ele é o Orixá que traz a morte, que nos traz a doença.
De fato, Omulu é a força que está presente no instante da passagem do plano material para o espiritual. Ele é o conhecedor dos mitérios da vida e da morte, e por isso é conhecedor de todas as doenças e maselas. Mas não para nos trazer doenças, peste, morte.
É preciso entender que entidade de Umbanda trabalha para o BEM!!!
Por ser conhecedor de todas as enfermidades, Omulu é também aquele que sabe a cura certa para cada uma delas, sendo o filho de fé merecedor de receber tal cura.
Ele também é o socorrista espiritual, que faz o primeiro atendimento ao espírito recém-desencarnado.
É preciso acabar com certas mistificações que denigrem a imagem de nossa Umbanda, e favorece alguns dirigentes que insistem em ter o "poder" em suas mãos.
Rogamos então ao nosso Pai Omulu que cure as mentes dessas pessoas, que ainda se encontram na doença da ignorância.
Salve São Lázaro!
Atotô!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ É O MEU AMOR

VOCÊ CONHECE UMA MÃE QUE PERDEU UM FILHO?

Alma em transformação é o símbolo da Borboleta